Crie sua conta grátis
  • Sobre
  • Preços
  • Quem faz
  • Blog
  • contato
busca
busca

Vamos tratar o sofrimento mental nas organizações?

12/07/2019

Patrícia Regina Henrique Peles

As pessoas estão sofrendo nas organizações! Pesquisas científicas desenvolvidas em diversos segmentos profissionais e educacionais, públicos e privados, demonstram que as pessoas estão sofrendo e adoecendo mentalmente, cada vez mais, no ambiente de trabalho e nas universidades!

Médicos e enfermeiros sofrem de ansiedade e estresse mais do que a média da população!

Policiais e professores sofrem de doenças ocupacionais graves e se aposentam precocemente!

Muitos advogados e empresários estão em burnout e não conseguem ser produtivos!

Graduandos em universidades tem suas mentes enrijecidas e se autossabotam!

 O sofrimento mental é, mais do que um dado, uma realidade que assola diversas categorias profissionais e estudantes, sem distinguir as obrigações e direitos das pessoas!

Isso ocorre em razão de fatores ligados ao caráter da atividade desenvolvida ou em razão do ambiente de trabalho ou de estudo!

Há trabalhos cujo objeto “entulham” fatores estressores sobre os profissionais que o desempenham! Profissionais de saúde e policiais lidam com a violência todos os dias; professores lidam com as dificuldades de aprendizagem e com a impulsividade de jovens que exigem resultados imediatos; serviços repetitivos ou que despendem de tanta atenção e rigor, fazem com que os profissionais esgotem sua paciência e seu vigor! Os alunos chegam às universidades à noite, depois de 12 horas entre trabalho e trânsito, sendo “obrigados” a aprender novos conceitos e atividades profissionais rigorosas!

O primeiro passo é reconhecer a necessidade de o ser humano receber, sempre, suporte emocional em sua vida! A ansiedade, o burnout, o estresse e a depressão são mais comuns na vida de todos nós do que imaginávamos! Os fatores estressores vão sempre acontecer nessas atividades e, assim, precisamos adotar políticas para modulá-los, auxiliando as pessoas no processamento interno de suas emoções, para que sejam eficientes e produtivas, ou seja, precisamos reconhecer que as pessoas precisam tanto de Hards Skills, como de Softs Skills em suas atividades, seja no trabalho ou na universidade!

Hards Skills são competências técnicas essenciais para o desenvolvimento de um trabalho! Para o médico é aprender Medicina, para um policial militar, o como usar uma arma de fogo ou como atender uma ocorrência dentro da legalidade! Para um aluno de graduação de Psicologia, como funciona o set de atendimento na psicoterapia ou como desenvolver um estudo de clima organizacional! Jamais poderemos questionar a importância desses conhecimentos, dessas competências técnicas!

Contudo, é cada vez maior a necessidade de desenvolvermos pessoas aptas a se relacionarem com outras pessoas! Os Softs Skills são competências emocionais fundamentais para que a pessoa produza, se relacione, seja eficiente e feliz no âmbito das organizações!

Um aluno estressado aprende pouco!

Um empresário deprimido decide mal!

Um advogado em burnout perde prazos!

Um analista de sistemas estressado não consegue programar!

Outra questão diz respeito ao ambiente de trabalho e de estudo! Não é fácil mudar de área de trabalho ou abandonar a universidade! Contudo, é totalmente possível que mudemos o ambiente do nosso trabalho ou da universidade onde estudamos! Para isso, precisamos conhecer os fatores que desmotivam e estressam as pessoas (e os estudos de clima organizacional são excelentes para nos ajudar)! Depois, precisamos abrir um espaço do dia para que elas reflitam e se capacitem emocionalmente, para serem melhores e mais efetivas!

Pessoas felizes são mais produtivas e podem passar a admirar o lugar onde trabalham, mesmo que não gostem do que fazem, mas pela forma como são tratadas e respeitadas! Grandes organizações nascem de relacionamentos internos e, nesse sentido, o The Mindset pode ajudar a vocês!

Convido a vocês para conhecerem o The Mindset! Uma plataforma web e mobile que ajuda as pessoas a desenvolverem consciência sobre seu estado emocional, na modulação de fatores de estresse, na mudança de comportamentos inadequados e no fortalecimento da resiliência, bem como, as organizações a constituírem ambientes de trabalhos equilibrados, universidades oferecem mais valor ao seu aluno, e uma experiência de trabalho e de estudo com respeito ao ser humano e à sua saúde emocional!



Baixe o nosso APP



Tags

  • ansiedade
  • depressão
  • estresse
  • mental organizações
  • sofrimento
  • universidades
Categorias
  • Ansiedade e Depressão (3)
  • Consumismo (1)
  • Estresse nas Organizações (1)
  • Pais e Filhos (1)
  • Sem categoria (4)
  • sofrimento mental (1)
Acompanhe nosso Instagram
[instagram-feed showbio=true]

Leia Mais

Quer ser líder? Influencie

Ansiedade: conheça o grupo que mais sofre com ela

Depressão e o sono: existe relação?

O consumismo está atrapalhando a sua vida? Saiba como controlá-lo

The Mindset

contato@themindset.com.br

Rua Paraíba,330 – 17 Andar

Funcionários, Belo Horizonte

MG, 30130-917

21.187.184/0001-10

Desenvolvimento FCJ Participações S.A
Apoio
Termos de Uso de Aplicativo e Política de Privacidade